O questionamento acerca das relações entre as diversas temáticas e os desafios que a arquitetura e o urbanismo vem enfrentando para compreender, encerrar, desenvolver e reestruturar as pesquisas sobre o ambiente construído, e a prática contemporânea sobre ele, tem se espraiado em diversas abordagens sobre projeto urbano, arquitetônico e paisagístico, tecnologias do projeto e da construção, gestão do processo de projeto da concepção à execução, cultura, história, crítica, teoria, preservação e restauração, patrimônio, e, decerto, muitas outras, que precisam estar alinhadas com o ensino e a extensão
Deste ponto, é importante colocar que vivemos e pensamos espaços, mas estes não mais tratados em uma estrutura única, e sim de forma difusa e complexa por suas dimensões políticas, sociais e culturais. A discussão sobre os limites e os pontos de ultrapassagem de nossa atuação como arquitetos e urbanistas está relacionada diretamente à assunção de um novo habitante das cidades, que precisa atuar e operar habilidades em sintonia com diversas possibilidades de relação entre o real e o ficcional, o digital e o analógico, ou o global e o local. Assim, foram pensados os eixos temáticos deste encontro, comportando diferentes objetos específicos na multiplicidade de temas. Nessa fronteira cada vez mais permeada pelas diferentes realidades, entre as necessidades de convívio com o concreto e o virtual, do efêmero e do permanente, a área de Arquitetura e o Urbanismo surge como fortalecedora e estruturadora da base espacial para onde tudo converge.
Projeto e Planejamento do Ambiente Construído
Coordenadores: José Júlio Lima (PPGAU/UFPA), Luciano Muniz (PPGAU/UFF) e Marta Peixoto (UFRGS)
Paisagens, Territórios e Espaços Públicos
Coordenadores: Danielly Cozer Aliprandi (IFF), Jonathan Magalhães da Silva (PPGAU/PUC-Campinas) e Milena Kanashiro (UEM/UEL)
Tecnologias, Processos e Desempenho
Coordenadores: Celina Britto Correa (UFPel), Marcio Minto (IAU-USP) e Rubens Carvalho (UFF)
História, Patrimônio e Crítica
Coordenadores: Adriana Mara Vaz de Oliveira (UFG), Maria Cristina Cabral (UFRJ) e Rodrigo Baeta (UFBA)
Teorias e Métodos no Campo Ampliado
Coordenadores: Fabiola do Valle Zonno (UFRJ), Ricardo Trevisan (UnB) e Rita Velloso (UFMG)
Práticas contra-hegemônicas e Insurgências
Coordenadores: Gleice Elali (UFRN), Maria de Lourdes Zuquim (USP) e Rodrigo Rinaldi (UFRJ)
Vulnerabilidades e Crise Socioambiental
Coordenadores: Angélica Alvim (UPMackenzie), José Almir Farias (UFC) e Vera Tângari (UFRJ)
Direitos, Identidades e Diversidades
Coordenadores: Diane Helene Ramos (UFAL), Maíra Machado Martins (PUC-Rio) e Silke Kapp (UFMG)
O eixo explora a variedade de métodos, questões e tópicos quando diferentes grupos e atores sociais desenvolvem e implementam planos, projetos e atividades em arquitetura e urbanismo na luta por direitos e por uma cidade inclusiva. Encorajamos artigos sobre pesquisa e pedagogia em arquitetura e urbanismo que abordem questões de justiça, equidade, inclusão e cuidado relacionadas com gênero, raça, etnia, pessoas com deficiência e classe. Interessam também debates sobre projeto participativo e colaborativo enquanto instrumento de resistência e ação coletiva por direitos, práticas colaborativas e de co-criação, interação entre universidade e sociedade, assessoria técnica, e autogestão.