SIMPÓSIOS TEMÁTICOS

Os Simpósios Temáticos são compostos por propostas que buscam levantar diálogos entre pesquisadores de diferentes instituições, com ao menos três instituições diferentes e de pelo menos duas regiões diferentes, fortalecendo o tema do ENANPARQ8.

Cada Simpósio Temático deverá ser elaborado por até dois coordenadores, com no mínimo quatro e no máximo cinco exposições orais, incluindo o(s) coordenador(es). As apresentações devem estar relacionadas com os eixos temáticos do encontro. A submissão deve ser feita por meio do conjunto de resumos expandidos, mais um texto de apresentação do coordenador do simpósio, versando sobre tema afim aos eixos do ENANPARQ8.

Para submeter um Simpósio Temático, um dos coordenadores deverá enviar a Proposta Geral do Simpósio Temático, com indicação dos integrantes e resumo expandido das diferentes abordagens integradas (ver formatação no template disponível).

Poderão compor a sessão: pesquisadores, professores e pós-graduandos (de mestrado ou doutorado), sendo necessário que o(s) coordenador(es) seja(m) Mestre ou Doutor.

Coordenadores de Simpósio Temático poderão ser autores e apresentadores de um dos trabalhos do seu ST e poderão participar em até mais dois ST, como membros. Os membros do Simpósio Temático poderão participar em até 2 (dois), na figura de não coordenadores. Cabe ao(s) coordenador(es) fazerem a interlocução com os membros do grupo e tomarem as providências para envio da proposta no prazo estabelecido. O(s) coordenador(es) deverão necessariamente estar inscritos no ENANPARQ8, para garantir a publicação nos Anais. Todos os demais autores presentes no encontro deverão pagar sua inscrição.

COMUNICAÇÕES

As Comunicações são apresentações de artigos com temas relacionados aos eixos temáticos do encontro, visando fortalecer o desenvolvimento do ENANPARQ8.
Para submeter uma proposta, o(s) autor(es) deve(m) enviar artigo completo seguindo o padrão determinado (ver formatação no template disponível). Os artigos poderão ter no máximo 3 autores.

Poderão enviar artigos: pesquisadores, professores, pós-graduandos (de mestrado ou doutorado) e demais estudantes, sendo necessário que o primeiro autor seja, no mínimo, mestrando. O(s) autor(es) só podem enviar uma comunicação como primeiro autor e figurar em até 2 (duas) Comunicações. Para garantir a publicação nos Anais, o primeiro autor deve obrigatoriamente se inscrever e comprovar o pagamento. Todos os demais autores presentes no encontro deverão pagar sua inscrição.

OFICINAS E PRÁTICAS URBANAS

As Oficinas ou Práticas Urbanas correspondem a reflexões teórico-metodológicas e práticas relacionadas a um dos eixos temáticos propostos no encontro, resultantes de atividades de pós-graduação em desenvolvimento ou concluídas, bem como de parcerias construídas nos territórios estudados. Essas deverão focar ações de ensino, pesquisa, extensão e integração da graduação/pós-graduação, por exemplo: tecnologias inovadoras; tecnologias sociais; metodologias integrativas e de processos de projetação; processos participativos; cartografias sociais e afetivas; ações junto a comunidades; formas de autogestão com possibilidades de agregar coletivos locais ou convidados externos nacionais e internacionais. As propostas apresentadas serão selecionadas pela Comissão de Oficinas e Práticas Urbanas, que indicará aquelas mais pertinentes ao tema e escopo do evento e condições de execução.

Para seleção dessas propostas, os proponentes deverão enviar um Resumo Expandido contendo a proposta da oficina ou prática urbana, incluindo local, número de horas e número de participantes para sua realização, nos dias previstos para essas atividades, conforme explicação no item Resumo Expandido.

As Oficinas e Práticas Urbanas reunirão trabalhos inéditos tendo como autor principal (Coordenador) professores e profissionais doutores ou mestres, em coautoria com professores, estudantes, membros de instituições diversas, integrantes de residências profissionais, escritórios modelos, organizações e movimentos sociais, com no máximo 4 (quatro) coautores na equipe proponente. Cabe ao Coordenador da Oficina ou Prática Urbana promover a interlocução com os membros do grupo e enviar a proposta no prazo estabelecido pelo evento. A atividade proposta será aberta para inscrições de outros participantes, sendo o número de vagas indicado pelos proponentes. Todos os proponentes e participantes deverão se inscrever no ENANPARQ8, conforme modalidades e prazos estabelecidos.

PRÊMIO ANPARQ 2024

As inscrições do Prêmio ANPARQ 2024 são feitas pelos Programas de Pós-graduação, no caso das categorias Tese e Dissertação de Mestrado e TCC Mestrado Profissional; e pelos respectivos autores, no caso das demais categorias. 

LANÇAMENTOS DE PUBLICAÇÕES

Durante o ENANPARQ8, como é tradição do evento, algumas sessões serão dedicadas ao lançamento de publicações produzidas pelos seus integrantes, celebrando a produção intelectual de qualidade da área. É necessário enviar uma imagem da capa do livro e um resumo da publicação, para contato@enanparq8.com.br, até 01/06/2024. Os lançamentos serão distribuídos pelas sessões e inseridos na programação do evento, assim que lançada. É importante frisar que os livros devem ser levados e portados por seus autores, não sendo possível a guarda anterior ou posterior da data no local do evento.